Bolsas de Estudo "Julio Milko"

EDITAL

Acesse o edital de chamamento das bolsas "Júlio Milko"

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Lista de Aprovados

A ASSEC tem o prazer de divulgar os nomes dos talentosos músicos que farão parte da Camerata Jovens Músicos. Clique aqui para conferir a lista completa dos aprovados e prepare-se para se inspirar!

LISTA DE APROVADOS

CONVOCAÇÃO PARA AS AUDIÇÕES PRESENCIAIS

A ASSEC tem o prazer de convocar os inscritos abaixo para as audições presenciais do processo seletivo das Bolsas de Estudo Julio Milko (Edital 01/2025).

Local: Rua Bernardo Ferraz de Almeida, 172 - Jd. Faculdade - Sorocaba/SP

DIAS E HORÁRIOS:
VIOLINO: 07/03/2025 - 10H
CONTRABAIXO: 07/03/2025 - 14H
VIOLA E VIOLONCELO: 08/03/2025 - 11H

• Chegar com 30 minutos de antecedência.
• Haverá tolerância de 15 minutos com relação ao horário marcado para a audição.
• Será oferecida sala coletiva para aquecimento.
• Contrabaixistas podem optar por usar instrumento próprio ou um disponibilizado pela ASSEC.
• Repertório: O repertório deverá ser o descrito no item 4.1 do ANEXO do Edital.  

Esperamos todos vocês.

ACESSE À CONVOCAÇÃO

Informações

O que é a "Bolsa Júlio Milko"

A Bolsa de Estudo Júlio Milko é um programa de excelência do Instituto de Artes da ASSEC, dedicado a formar a próxima geração de músicos de orquestra no Brasil. Este programa inovador oferece a jovens talentos, com idades entre 12 e 30 anos, a oportunidade única de aprimorar suas habilidades musicais sob a tutela de alguns dos mais renomados instrumentistas do país.

Quais as modalidades de Bolsas?

Bolsa de Estudo A (8 vagas):
Valor: R$ 1.200,00 mensais
Atividades: Participação na em ensaios e concertos da Camerata Jovens Músicos (ensaios às SEXTAS-FEIRAS, das 14h às 17h)
Aulas individuais semanais com professores de renome internacional
Participação em masterclasses e workshops.
Vagas:
Violino: 3 vagas;
Viola: 2 vagas;
Violoncelo: 2 vagas;
Contrabaixo: 1 vaga.

Bolsa de Estudo B (6 vagas):
Valor: R$ 450,00 mensais
Atividades:
Participação na em ensaios e concertos da Camerata Jovens Músicos (ensaios às SEXTAS-FEIRAS, das 14h às 17h).
Participação em masterclasses e workshops.
Vagas:
Violino: 4 vagas;
Viola: 1 vaga;
Violoncelo: 1 vaga; 

Quem Pode Participar?

Músicos com conhecimento prévio de 12 a 30 anos.

Quando serão os ensaios da camerata?

Os ensaios serão às sextas-feiras, das 14h às 17h.

Qual é o repertório da audição? 

Violino:
i. Escolha, a critério do candidato: W.A. Mozart - Primeiro movimento (com cadência) de um dos seguintes concertos: Concerto nº 3 em Sol Maior, K. 216, ou Concerto nº 4 em Ré Maior, K. 218, ou Concerto nº 5 em Lá Maior, K. 219;
ii. Peça de livre escolha.

Viola:
i. Escolha, a critério do candidato: Concerto para Viola em Ré Maior, Op.1, de C.P. Stamitz ou Concerto para Viola em Ré Maior de F.A. Hoffmeister (inteiro com cadências);
ii. Dois movimentos contrastantes de suítes solo (violoncelo) ou sonatas (violino solo) de J.S. Bach.

Violoncelo:
i. Primeiro movimento do Concerto para Violoncelo em Dó Maior Hob.VIIb:1, de J. Haydn;
ii. Escolha, a critério do candidato: 1 movimento de uma das Suites para Violoncelo de J.S. Bach;
iii. Escolha a critério do candidato: 1 estudo entre os seguintes compositores: F. Dotzauer, D. Popper, ou J.L. Duport.

Contrabaixo:
i. Escolha, a critério do candidato: Primeiro movimento de um concerto do período clássico (com cadência, se for o caso);
ii. Excertos orquestrais:
1. W.A. Mozart: Sinfonia 40 – Compassos 114 a 137 e compassos 191 a 250.
2. L.V. Beethoven: Sinfonia 9, último movimento – Recitativo – Compassos 8 a 90.

Você ainda tem dúvidas?

Entre em contato através do nosso Whatapp: 153232.1333

Onde serão ministradas as aulas?

As aulas serão agendadas diretamente com os professores, nas cidades de Sorocaba e sua região metropolitana, ou na cidade de São Paulo.

Nossos Professores

Davi Graton

Natural de São Paulo, o violinista Davi Graton iniciou seus estudos na Congregação Cristã no Brasil. Contudo, sua formação se deve principalmente a Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda, com quem estudou por anos. Também exerceu grande influência em sua prática artística o violinista italiano Corrado Romano, discípulo de Carl Flesch e George Enescu. Venceu o Concurso Jovens Solistas da Osesp e foi o grande vencedor do 9º Prêmio Eldorado de Música, razão pela qual gravou, com a pianista Scheilla Glaser, o álbum Davi Graton: Vencedor do IX Prêmio Eldorado de Música (Eldorado, 1998). Além dos muitos álbuns gravados com a Osesp enquanto membro da Orquestra, destaca-se como solista do Choro para Violino e Orquestra, incluído no CD Camargo Guarnieri: Choros I; Seresta (NAXOS, 2020), obra que interpretou sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Um dos fundadores da Camerata Fukuda, integrou a Orquestra Experimental de Repertório (OER) e a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP). Sob a batuta de Lorin Maazel, apresentou-se no concerto de encerramento da etapa sul-americana do Maazel-Vilar Conductor’s Competition. Como solista, esteve à frente da Camerata Fukuda, da Orquestra Experimental de Repertório (OER), da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). Professor da Academia de Música da Osesp e da Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP), Davi é membro fundador do Trio São Paulo, que mantém com o violoncelista russo Ilia Laporev e a pianista romena Dana Radu. É ainda integrante do Quarteto Pau-Brasil e do Quarteto Osesp, com o spalla da Osesp, Emmanuele Baldini, o violista Peter Pas e o violoncelista Rodrigo Andrade. Dos muitos momentos na casa, tem vívida lembrança do concerto de julho de 2010, em que o regente Frank Shipway liderou a Osesp em apresentação de Uma Sinfonia Alpina, de Richard Strauss, colaboração eternizada no CD Richard Strauss: Eine Alpensinfonie Op. 64 (BIS, 2012). 


Renato Bandel

Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Renato é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim.
Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Com esta orquestra, realizou diversas gravações de CD e DVD.
Durante sua estada de sete anos em Berlim, integrou a “Ensemble Oriol Berlin”, realizando concertos na Alemanha, México, Portugal, com renomados solistas internacionais. Atuou também como músico convidado na Orquestra Gulbenkian (Lisboa / Portugal).
Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sua experiência como docente inclui a USP Ribeirão Preto, Faculdade Cantareira, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli.
Atuou como chefe de naipe de importantes orquestras do Brasil, Osesp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, OSB, entre outras
Renato exerce intensa atividade como camerista e solista. Participa como professor nos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba, Poços de Caldas, entre outros.
Atualmente trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí e professor do Instituto de Artes da ASSEC.


Rafael Cesário

Mestre pela USP, obteve o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do Júri no Conservatoire départemental du Val de Biévre, Paris – France, na classe do renomado violoncelista francês Romain Garioud.
Premiado em diversos concursos, teve aulas também com Antonio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta entre outros. Camerista ativo, atuou como solista frente a Orquestra do Theatro São Pedro – SP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Camareta Fukuda, Orquestra Acadêmica de SP, Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras.
Em Trancoso (2017), atou como solista e camerista ao lado de renomados músicos como o violinista Lorenz Nasturica (Spalla da Filarmônica de Munique), o flautista Mathieu Dufour e o Oboísta Andreas Wittmann, ambos membros da Filarmônica de Berlim.
Atualmente é membro do Quarteto de Cordas da cidade de SP e professor no Instituto Baccarelli e professor do Instituto de Artes da ASSEC.


Ana Valéria Poles

Ana Valéria Poles nasceu em Tatuí (SP) e começou a estudar contrabaixo aos 12 anos com o professor Nikolay Schevtschenko no Conservatório de Tatuí, formando-se em 1981. Após vencer importantes prêmios nacionais e tocar como solista com importantes orquestras brasileiras, foi para a Áustria em 1982, como bolsista do Governo do Estado de São Paulo, para estudar na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Viena (hoje Universidade de Música) com o lendário professor Ludwig Streicher. Obteve também bolsas de estudo da Fundação Alban Berg de Viena e do Ministério Austríaco.
Em 1988, formou-se contrabaixista na classe de Ludwig Streicher com “Einstimmige Auszeichnung” (distinção unânime) e recebeu o “Würdigungspreis” (prêmio de honra ao mérito) concedido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Áustria. Na Europa, integrou o conjunto Novos Solistas de Viena, a Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria e a Orquestra Franz Lehár, tendo tocado também com a Orquestra Mozarteum de Salzburg. Foi idealizadora e integrante do Quinteto D'Elas, com o qual gravou três CDs.
Em 2009, gravou seu primeiro trabalho solo, o CD intitulado “Por toda minha vida”, lançado pelo selo Clássicos, com obras originalmente escritas para contrabaixo. Recebeu o Título de Cidadã Emérita Tatuiana, concedido pela Câmara dos Vereadores dessa cidade em 2011.
A partir de 1997, assume como 1º Contrabaixo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), orquestra a qual é integrante desde 1988. Em Junho de 2016 lançou o livro “Sistema de arcadas e golpes de arco em escalas e arpejos para contrabaixo” pela Editora Tipografia Musical de São Paulo. Em julho de 2016 concluiu o Mestrado no curso de Pós Graduação Profissional em Música (PPGPROM) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Foi idealizadora do WOMEN 4 BASS, quarteto de contrabaixos composto por mulheres musicistas de diferentes Orquestras do mundo, nascido durante a Pandemia da Covid-19, para apresentações virtuais durante esse período.
Ana Valéria tem um canal no YouTube: "Falando Baixo-Ana Valéria Poles" e seu perfil no Instagram é @anavaleriapoles.
É professora da Academia de Música da OSESP e do Instituto de Artes da ASSEC.


Denis Vieira

Denis Vieira é um maestro de renome no universo da música sinfônica, reconhecido por seu compromisso com a excelência e inovação. Sua jornada musical começou aos 10 anos, com aulas de percussão, e aos 12 anos, iniciou estudos de trompa no Instituto Municipal de Música de Sorocaba. Sua experiência orquestral começou cedo, integrando a Orquestra Filarmônica Jovem da ASSEC e a Orquestra do Instituto Municipal de Música. Aos 14 anos, ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, e mais tarde se formou em música pela Universidade de São Paulo (USP). A carreira internacional de Denis é marcada por turnê europeia, incluindo concerto memorável no Conservatório da Suíça Italiana, em Lugano. Ele também participou do Laboratório Musical de Verão em Cortanze, na Itália, realizando apresentações em Veneza e Mezzovico. Denis tem participado de diversos festivais de música, como a Oficina de Música de Curitiba e o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, aprimorando suas habilidades sob a orientação de mestres renomados. Atualmente, Denis é professor de pós-graduação na Faculdade Unyleya, onde ensina Orquestração. Como solista, ele se destacou em apresentações de obras de Mozart, Haydn e Schumann. Desde 2006, Denis atua como maestro e arranjador da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, liderando projetos como "Sons da Fila no Interior". Sua liderança é marcada pela inovação e compromisso com a excelência, proporcionando experiências musicais únicas e inesquecíveis.


Vlamir Ramos Júnior

Vlamir Ramos Junior é formado em violino pelo Conservatório de Tatui na classe do Professor Paulo Bosisio. Fez aperfeiçoamento em violino com Ayrton Pinto e Claudio Cruz. Participou de vários Festivais de Musica: IV Festival de Artes de Itu-1996, 29 Festival de Campos do Jordão-1998. Participou em Master-Classes como aluno: Paulo Bosisio, Claudio Cruz, Erick Friedman e Boris Belkin.
Trabalhou em várias Orquestras de Câmara e Sinfonicas brasileiras. Foi professor de violino no Instituto de Musica de Sorocaba de 2005 a 2008.
Solou com diversas Orquestras: Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí, Câmerata Corelli, Câmerata do Carroção, Orquestra de Câmara de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra Sinfônica de Campinas 2021.
Em 2020 foi Idealizador do Primeiro Festival Sinfônico on-line da Orquestra Sinfônica de Sorocaba onde esteve na Direção Artistíca da Orquestra Sinfônica de Sorocaba no período de Setembro de 2020 a Agosto de 2021.
Foi convidado em 2023 a tocar e idealizar o Concerto de encerramento do 29 Festival de Artes de Itu/SP com o Grupo de cordas Eloos Brasilis. Em 2024 se apresentou juntamente com o Grupo de Cordas Eloos Brasilis no 1ºFestival Hispânico na cidade de Itu.
Solista na Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Sorocaba com regência do maestro John Boudler
Atualmente é violinista Spalla da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Primeiro violino Solista II da Orquestra Sinfônica de Campinas e Diretor Artistico do Grupo Eloos Brasilis.