A Orquestra
FILA SOROCABA
Criada em 1996 pela Assec, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba completou 25 anos de existência em 2021, mantendo o compromisso que lhe deu origem: interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, com o objetivo de aproximar diferentes públicos da música de concerto.
Consolidada como uma das mais conceituadas orquestras do interior paulista e ocupando um lugar de prestígio entre as orquestras do país, a Fila tem como propósito promover o reconhecimento e o talento dos músicos, garantir a democratização e acessibilidade da música sinfônica desenvolvendo repertórios que contemplam desde o clássico ao contemporâneo e explora novos arranjos e releituras de clássicos, estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, através da circulação gratuita do espetáculo.
Objetiva ainda popularizar a música sinfônica junto aos jovens e adolescentes, através de concertos didáticos que são realizados em escolas, igrejas, praças, teatros e parques, ampliando o alcance da música instrumental.
A seriedade do trabalho realizado pela Assec durante seus mais de 33 anos de atuação possibilitou a formação profissional de inúmeros excelentes músicos que hoje integram outras orquestras e grupos musicais no Brasil e exterior.
A orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, certificada como “Ponto de Cultura” tem como regente o maestro Denis Vieira, um dos jovens talentos brasileiros que já desponta como uma promessa da música nacional. É formado em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), tendo participado de diversos festivais de música, apresentando-se em turnê pela Europa.
Composta hoje por 40 músicos, com idade a partir dos 10 anos. O público pode ser estimado em 3.000 mil espectadores/ano.
Por fim, a Fila ataca as dificuldades de produzir e democratizar o acesso à música sinfônica por priorizar a realização de apresentações gratuitas em locais públicos de fácil acesso. A meta é levar a música instrumental para todos os públicos, independentemente de condições sociais, comprovando que a música une todos numa só linguagem.
Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba
BENEFÍCIOS GERADOS
1. Realização de eventos culturais gratuitos, promovendo a formação de plateias, a descentralização da cultura e
garantia dos direitos humanos.
2. Contribui para o desenvolvimento de grupos artísticos locais, ampliação da oferta de profissionais da cultura,
possibilita a geração de empregos formais e informais.
3. Fomento às criações, manifestações e expressões artísticas.
4. Promoção de valores éticos, familiares, comportamentais e de relacionamentos.
5. Capacitação e treinamento artístico profissional.
6. Geração de mudanças positivas e comportamentais na vida dos que participam da orquestra.